Mais de 20 vacas e bezerros morrem queimados e prefeitura em MT pede ajuda do Ibama para apagar fogo em sítios


Pelo menos 23 vacas leiteiras e bezerros morreram vítimas de incêndios em sítios localizados no Assentamento Boa Esperança, no Distrito de Entre Rios, em Nova Ubiratã, a 506 km de Cuiabá, de acordo com o secretário de Meio Ambiente do município, Ari Antônio Basso. Ele afirmou já ter registrado boletim de ocorrência na Polícia Civil para que os autores dos incêndios, que, segundo ele, são criminosos, sejam investigados.



Para ajudar no combate às chamas, o secretário disse que a prefeitura protocolou nessa segunda-feira (18) um ofício no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Sinop, a 503 km de Cuiabá.

"Solicitamos apoio do Ibama, porque não conseguimos mais controlar (o fogo) e eles (do Ibama) têm o Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) que atua no combate a incêndios e podem nos ajudar", declarou.

Ele disse que o fogo, que começou há cerca de 30 dias, já causou inúmeros prejuízos, como a destruição de pastagens em sítios e Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a morte de vacas, que são a fonte de renda de famílias que vivem da venda de leite, e de animais silvestres. A estimativa da secretaria é que o incêndio já tenha destruído mais de 350 hectares.

Segundo o secretário, somente no Distrito de Entre Rios são registrados mais de 20 focos de incêndio e a prefeitura não tem estrutura para combatê-los. "Fizemos campanhas de conscientização e quando existe a possibilidade fazemos aceiros para evitar a propagação do fogo, mas como o município ainda é novo não dispomos de estrutura e maquinários para isso", explicou.

Segundo o secretário, somente no Distrito de Entre Rios são registrados mais de 20 focos de incêndio e a prefeitura não tem estrutura para combatê-los. "Fizemos campanhas de conscientização e quando existe a possibilidade fazemos aceiros para evitar a propagação do fogo, mas como o município ainda é novo não dispomos de estrutura e maquinários para isso", explicou.
O fogo também atingiu a área de casas do distrito. "O incêndio na parte urbana comprometeu muito o setor madeireiro da região", afirmou.

O prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos (PSDB), explicou que esse assentamento tem mais de 400 sítios, que ficam a aproximadamente 150 km da zona urbana.
"Depois que pega fogo, nesse período de seca, é difícil controlar. Temos muitas dificuldades. E os prejuízos são grandes para os produtores, alguns deles tiveram que sacrificar os animais que estavam com queimaduras", lamentou o prefeito.
Mais de 20 vacas morrem queimadas em sítios

Vídeo dos animais feridos

Em uma das propriedades rurais, seis animais morreram, três vacas e três novilhas. Outras quatro vacas e um bezerro tiveram queimaduras e seriam sacrificados. A dona do sítio fez um vídeo que mostra os animais feridos. As imagens divulgadas pela prefeitura daquele município geraram repercussão.

No vídeo, a produtora rural Maristela Palschi chora ao narrar a situação dos animais. "Olha o que encontro hoje cedo uma vaca que eu paguei R$ 3 mil, vou ter que chegar ali e cortar a garganta, porque ela não levanta nunca mais. Olha ali o tanto que ela tentou levantar a noite inteira, enquanto eu dormia porque estava cansada", diz.
Ela mostra outros animais feridos. "Esses são as bezerras holandesas que eu comprei, olha as orelhinhas, e eu vou ter que matar para parar de sofrer, coitadinha", afirma.

Por Pollyana Araújo, G1 MT
Mais de 20 vacas e bezerros morrem queimados e prefeitura em MT pede ajuda do Ibama para apagar fogo em sítios Mais de 20 vacas e bezerros morrem queimados e prefeitura em MT pede ajuda do Ibama para apagar fogo em sítios Reviewed by Max Aurelio on 23:49 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.