Professores da Unemat decidem amanhã se continuam com a greve


A assembleia geral da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (ADUNEMAT) será, nesta quinta-feira, a partir das 14h, no auditório da Unemat Sinop. Os educadores decidirão se continuam ou encerram a greve. A votação ocorrerá simultaneamente nos 13 campi estaduais.


Os profissionais da educação cobram do governo do Estado a convocação dos aprovados em concurso público, investimento infraestrutura nos campi, autonomia financeira da universidade e recomposição da inflação referente a 2015 que é de 11,28%.

Segundo o presidente da associação em Sinop, João Sanchez, houve avanço na pauta de reivindicações com o governo. “Ainda não tem como saber de que forma será deliberado. Tivemos um avanço positivo, conseguimos uma agenda de reunião com o governo e com a reitoria. Nesta assembleia iremos apresentar os avanços”, disse ao Só Notícias.

Os educadores estão de braços cruzados há mais de 60 dias. A greve começou no dia 31 de maio. Em todo o Estado, são cerca de dois mil professores paralisados. Cerca de 20 mil alunos estão sem aulas devido a esta situação.

O servidores recusaram a proposta aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo para pagar 7,36%, sendo 2% em setembro 2016, 2,68% em janeiro de 2017  e 2,68% em abril de 2017. A diferença para se atingir o percentual de 11,28% será calculada sob o subsídio de abril de 2017 e paga em duas parcelas: junho e setembro de 2017.

O pagamento do residual estará condicionado ao enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que fixa um teto de 49% da Receita Corrente Líquida (RCL) aos gastos com pessoal.

Conforme Só Notícias já informou, a maioria dos servidores administrativos da Unemat votaram, na última segunda-feira, pela suspensão da greve. 242 profissionais votaram pela suspensão da greve, 91 preferiram manter o movimento e 33 se abstiveram.

Fonte: Só Notícias/Cleber Romero (foto: Luiz Ornaghi/arquivo)

Professores da Unemat decidem amanhã se continuam com a greve Professores da Unemat decidem amanhã se continuam com a greve Reviewed by Max Aurelio on 21:27 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.