Em MT, data de vacinação contra febre aftosa será alterada em 2017

Foto: Chico Valdiner/Gcom-MT
Em 2017, as datas no calendário de vacinação bovina e bubalina contra a febre aftosa serão alteradas em Mato Grosso. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12), após o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o governador do estado, Pedro Taques (PSDB), assinarem um protocolo alterando as datas. A vacinação nos municípios, com exceção da região pantaneira, deve ser dividida em etapas. No Pantanal, a vacinação deve ser feita em etapa única.

De acordo com o protocolo, em maio do ano que vem todos os bovinos e búfalos criados no estado devem ser imunizados contra a doença. Na segunda etapa, em novembro, a obrigatoriedade é vacinar os animais com até 24 meses. Nas cidades do Pantanal, todos os animais devem ser vacinados em novembro.

A mudança, segundo o ministro, atende a uma reivindicação do setor produtivo do estado. “Estudos mostram que, quando o produtor vacina em novembro, vacas prenhas abortam. Com a inversão do calendário, o ganho vai ser para o produtor”, disse Maggi.

De acordo com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Guilherme Nolasco, não há prejuízos quanto aos resultados da cobertura da vacina. "Uma intensa campanha de divulgação será realizada após a etapa de vacinação deste ano, comunicando e massificando a mudança que valerá a partir de 2017", disse.
No estado, que tem o maior rebanho do país,  a maior preocupação é a fronteira com a Bolívia. Até maio deste ano, pelo menos, 12 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses foram vacinados.

Do G1 MT

Em MT, data de vacinação contra febre aftosa será alterada em 2017 Em MT, data de vacinação contra febre aftosa será alterada em 2017 Reviewed by Max Aurelio on 16:17 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.