PM prende 20 pessoas por extração ilegal de minério em serra de MT

Foto: Divulgação
Vinte garimpeiros foram presos durante uma operação da Polícia Militar em uma área de garimpo ilegal que fica próximo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá. As prisões ocorreram na sexta-feira (1º), depois que a PM recebeu a informação de que, no local, cerca de 100 pessoas estariam extraindo ouro sem autorização. A operação foi batizada de “Serra Dourada”.

Ao G1, o comandante regional da PM em Pontes e Lacerda, tenente-coronel Jonas Araújo, afirmou que as prisões foram efetuadas em uma área localizada a aproximadamente 4 km da Serra do Caldeirão, que já passou por duas desocupações por determinação da Justiça Federal e atualmente está sob a responsabilidade de duas mineradoras que iniciaram pesquisa de ouro no local.

“Ali estava começando a se tornar uma área de garimpo ilegal e queremos evitar que um novo episódio como o que ocorreu na Serra do Caldeirão ocorra na cidade. Deflagramos a operação e vamos continuar monitorando a área. Pelo menos uma vez por semana, vamos subir no local para evitar que a atividade se fixe ali”, afirmou o comandante.

No momento em que chegaram à área explorada, alguns dos garimpeiros que estavam no local conseguiram fugir para uma região de mata, segundo o comandante. De cima da serra, eles chegaram a atirar e jogar pedras contra os policiais militares, mas ninguém ficou ferido, segundo a PM. A área, de acordo com o tenente, já estava bastante “revirada” pelos ocupantes.

Com eles, a PM apreendeu 29 gramas de ouro e as ferramentas utilizadas por eles na exploração da área, como picaretas, enxadas e peneiras, além de munições e nove aparelhos detectores de metais.

As 20 pessoas detidas foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Civil daquela cidade e foram autuadas por extração ilegal de minério. Segundo a Polícia Civil, foram detidos 17 homens, duas mulheres e um adolescente.

Durante a semana, segundo o comandante, outras nove pessoas já haviam sido presas por atividade de garimpo ilegal na área, durante uma ação da Polícia Militar em parceria com forças federais.

Garimpo e desocupação

O garimpo da Serra do Caldeirão passou por duas desocupações por determinação daJustiça Federal, que mandou que as pessoas que estavam explorando o local ilegalmente fossem retiradas e, a área, isolada. A região começou a ser invadida em setembro de 2015 e chegou a reunir milhares de pessoas de várias partes do país em busca de ouro.

Em março, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) concedeu dois alvarás com duração de três anos para duas mineradoras que apresentaram requerimentos de pesquisa mineral na área em 1991 e 2000. Os alvarás abrangem 7.385 hectares entre Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km da capital.

Fonte: G1 MT
PM prende 20 pessoas por extração ilegal de minério em serra de MT PM prende 20 pessoas por extração ilegal de minério em serra de MT Reviewed by Max Aurelio on 15:44 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.