Milhares participam de procissão da festa de São Benedito em Cuiabá

Foto: Reprodução/TVCA

Moradores participaram da procissão que marcou o encerramento da Festa de São Benedito, na Igreja do Rosário e São Benedito, na região central de Cuiabá, neste domingo (3). O evento começou na quinta-feira (30) com uma programação variada de missas, orações, apresentações, shows e feira gastronômica com pratos típicos.



Uma multidão acompanhou no final da tarde a procissão, que contou com velas para iluminar o caminho dos fiéis. A procissão começou por volta de 17h na saída da igreja e percorreu a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA).
Alguns moradores aproveitaram a procissão para pagarem promessas, fazer orações, novos pedidos e agradecimentos ao santo.

Tradição

Foto: Reprodução/TVCA

São Benedito era descendente de escravos e nascido na Itália. Muitos milagres dele praticados em vida chegaram aos ouvidos dos escravos trazidos para o Brasil. A devoção é tão grande que se tornou símbolo da religiosidade e crença dos moradores da capital. O santo negro é conhecido como 'o santo dos pobres'.


Em Cuiabá, as primeiras manifestações de louvor a São Benedito foram registradas em 1722. A capela anexa à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que é dedicada ao santo e onde os escravos ficavam durante as missas, foi construída em 1823. O santo negro é conhecido como 'o santo dos pobres', mas com o passar do tempo, ganhou devotos também entre os ricos.  A devoção é tão grande que se tornou símbolo da religiosidade dos moradores da capital mato-grossense.
Entre as décadas de 1970 e 1980, a festa de São Benedito era realizada na casa de dona Bembem, famosa cuiabana, e a comida era distribuída de graça. Em 1982, com o crescimento de Cuiabá e da festa, a celebração passou a ser ao lado de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Fonte: Do G1 MT

Milhares participam de procissão da festa de São Benedito em Cuiabá Milhares participam de procissão da festa de São Benedito em Cuiabá Reviewed by Max Aurelio on 08:37 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.