Funcionários denunciam atraso de salários e falta de insumos no Hospital Regional de Sorriso


Do G1 MT


O atendimento à população no Hospital Regional de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, está prejudicado por falta de insumos básicos, como medicamentos e lençóis esterilizados, segundo denúncia feita por funcionários da unidade. O hospital, que atende a quase 500 mil moradores de 15 municípios da região médio-norte, estaria atrasando os salários de funcionários e médicos e os repasses a serviços terceirizados.

Segundo o secretário executivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES), João Afonso da Costa Marques, os problemas foram causados pela troca de gestão na administração do hospital. A pasta afirmou que a previsão é de que o salário do mês de junho dos médicos seja pago ainda nesta sexta-feira (15). Já o repasse de maio deve ser feito até o dia 22 deste mês. Além disso, o estado espera que, no mês de setembro, o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires assuma o hospital regional.
De acordo com uma servidora do hospital, que prefere não ser identificada, as equipes estão tentando manter o atendimento ao público, mas, além do atraso salarial, faltam medicamentos e materiais básicos para a realização de cirurgias, razão pela qual as cirurgias eletivas (agendadas) não estariam sendo realizadas e algumas, classificadas como urgência e emergência, estão sendo adiadas.

“As funcionárias terceirizadas da lavanderia falam que não estão cedendo os lençóis [esterilizados] porque o estado não fez o repasse a eles. O laboratório também afirmou que alguns exames não estão sendo feitos porque o governo não tem feito o repasse da verba”, afirmou.
Devido aos problemas, o hospital estaria permitindo entrar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) apenas pacientes que já estão internados no hospital. Dos 10 leitos de UTI adulto, quatro deles não estariam recebendo pacientes desde quarta-feira (12) por falta de remédios, lençóis limpos e esterilizados e água para diluir os medicamentos.

Outro problema na unidade seria, ainda, o estoque de remédios, que não deve durar nem 15 dias, bem como o gás usado na cozinha para o preparo das refeições dos pacientes, que devia durar até esta semana.

Outro lado

A direção do hospital e a equipe médica participaram de uma reunião com o Consórcio Regional de Saúde e representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES). De acordo com a SES, de junho de 2015 até junho deste ano o hospital estava sob intervenção do governo estadual, uma vez que um procedimento administrativo foi aberto para apurar supostas irregularidades cometidas pela Organização Social de Saúde (OSS) que comandava o hospital desde o início de 2012.
Segundo o estado, a transição da gestão da OSS para o estado e do Executivo para o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, que vai assumir a unidade hospitalar, acabou por gerar problemas na Justiça. De acordo com o secretário executivo da SES-MT, João Afonso da Costa Marques, o atraso no repasse aos médicos, funcionários e até aos fornecedores do hospital está ligada ao impasse na Justiça.

“As pendências se referem aos meses de maio  e junho. O mês de maio se refere mais a uma questão jurídica, porque é exatamente o período de transição entre a intervenção e a ocupação temporária”, disse.
Segundo o secretário, no período de intervenção, o hospital juridicamente estaria sob o CNPJ da OSS que administrava anteriormente e no período da ocupação precisaria utilizar um CNPJ do estado.
“Então, exstem alguns trâmites burocráticos que dependem inclusive de manifestações jurídicas, e isso acabou demorando um pouco mais do que o previsto e, por isso, não houve o repasse dos recursos. De imediato, estamos providenciando a regularização do consórcio, para que ele possa assumir a gestão e licitar novamente os serviços, buscando tratar esses serviços de maneira mais adequada”, afirmou.
Funcionários denunciam atraso de salários e falta de insumos no Hospital Regional de Sorriso Funcionários denunciam atraso de salários e falta de insumos no Hospital Regional de Sorriso Reviewed by Max Aurelio on 08:41 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.