Duas escolas em Tangará da Serra (MT) devem retomar aulas na 2ª


Profissionais da educação de duas escolas estaduais de Tangará da Serra, município a 242 km de Cuiabá, devem retornar ao trabalho na próxima segunda-feira (1º). Os trabalhadores da Escola Estadual 13 de Maio e da Escola Antônio Casagrande decidiram internamente encerrar a greve dos servidores que se iniciou há mais de 50 dias. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), a decisão foi unilateral e a entidade não foi consultada.

De acordo com a servidora de uma das unidades de ensino, que preferiu não se identificar, a decisão foi encabeçada pelos professores que realizaram uma assembleia e decidiram, por maioria, pelo encerramento da greve. A servidora também afirmou que os profissionais da educação irão aguardar uma orientação do Sintep em relação a elaboração de um novo calendário para o ano letivo de 2016.

Segundo Francisca Alda de Lima, presidente da subsede do Sintep em Tangará da Serra, o órgão não foi consultado ou informado sobre a decisão. Ela afirmou que o Sintep naquele município respeita a decisão, apesar de entender que o anuncio “foi precipitado e fruto de alguma pressão”.
“Foi uma questão aleatória e unilateral. Na verdade as escolas não respeitaram a definição geral de manutenção da greve e decidiram por si só esse retorno”, afirmou.

Greve

Os trabalhadores do Sintep irão realizar uma assembleia geral na próxima segunda-feira (1º), em Cuiabá, para discutir o futuro do movimento grevista. O encontro deve debater os três pontos propostos pelo governo do estado para a categoria em um encontro na última terça-feira (26).
Serão apresentados e discutidos na assembleia a promessa do governo de assegurar o pagamento do percentual restante para cumprir o piso de maio de 2016 – de R$ 2.331,74 – no exercício de 2017, sem prejuízos para a Lei da Dobra de Poder de Compras; o compromisso do governo de realizar publicações do número de vagas livres e a realização de concursos para todos os cargos da Lei Complementar 50/98 e a não instalação das Parcerias Público Privadas (PPP) nas escolas estaduais até que a proposta seja discutida em conferências participativas convocadas pelo Fórum Estadual de Educação.

Do G1 MT

Duas escolas em Tangará da Serra (MT) devem retomar aulas na 2ª Duas escolas em Tangará da Serra (MT) devem retomar aulas na 2ª Reviewed by Max Aurelio on 08:51 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.