Após um mês, servidores do Detran encerram greve em Mato Grosso

Foto: Gcom-MT
Do G1 MT

Os servidores do Departamento de estado de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) decidiram, em assembleia geral realizada nesta sexta-feira (1º), encerrar a greve da categoria, iniciada no dia 31 de maio. Os servidores reivindicavam o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA), fixada em 11,28%. Segundo o sindicato que representa a categoria (Sinetran), os servidores irão retornar às atividades na segunda-feira (4).
A categoria encerra a greve um dia após a Justiça estadual proibir o governo do estado de cortar o ponto dos servidores em greve do Detran e da Segurança Pública, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, em caso de descumprimento. A Justiça já havia determinado aos servidores da autarquia para que retornassem imediatamente ao trabalho no dia 3 deste mês, atendendo a uma ação interposta pelo estado.

Por meio de nota, o Sinetran afirmou que os servidores rejeitam a lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo do estado, que prevê o pagamento de 7,36% da RGA em três parcelas, condicionando o percentual restante ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“A posição do Sinetran sempre foi pela defesa total da garantia constitucional dos servidores à integralidade da RGA, de acordo com o INPC e em parcela única na data base e foi com esse posicionamento que os servidores do Detran somaram na greve geral, se opondo à negociação de direito já garantido na legislação”, afirmou o sindicato.

Segundo a entidade sindical, a categoria deve buscar na Justiça o pagamento integral e em parcela única da recomposição da inflação de 2015, bem como continuará cobrando a nomeação dos aprovados no concurso público, pauta conquistada pela categoria durante uma greve geral realizada em outubro do ano passado.

Greve

No estado, aproximadamente 30 categorias entraram a greve a partir do dia 31 de maio para cobrar o pagamento integral da Revisão Geral Anual. Algumas já decidiram encerrar o movimento, como as dos delegados e escrivães da Polícia Civil, peritos criminais, servidores da Secretaria de Meio Ambiente e servidores do Indea e do Intermat.
Após um mês, servidores do Detran encerram greve em Mato Grosso Após um mês, servidores do Detran encerram greve em Mato Grosso Reviewed by Max Aurelio on 15:59 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.