Grávida liberada por hospital perde gêmeos e fica em estado grave em MT

Do G1 MT

Uma moradora de Várzea Grande, grávida de gêmeos, perdeu os filhos no último domingo (3), três dias após dar entrada no Hospital Santa Helena, em Cuiabá, e ser liberada após o atendimento. Ela segue internada em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Ivani Antônia Padilha, de 36 anos, estava na 32ª semana de gestação e procurou a unidade hospitalar no dia 31 de dezembro, com queixas de dores e sangramento. Liberada para voltar para casa pelo médico plantonista, ela retornou ao hospital no dia 1º deste mês e foi internada com um quadro de colangite, que é a inflamação das vias biliares.
Segundo a direção do hospital, a infecção no fígado da gestante evoluiu rapidamente e teria provocado a morte dos bebês. Os dois meninos foram enterrados na manhã desta quarta-feira (6).

Tristeza na família
Kaio e Kaique eram esperados com ansiedade pelos pais e pelos parentes, pois eram os primeiros gêmeos da família.

“O sonho da vida da gente era ter um filho. Vieram dois, nos preparamos o ano inteiro, para chegar agora e receber um telefonema dizendo que meus dois filhos morreram e que estão lutando para salvar a vida da minha esposa”, disse Cene Rosário da Silva, pai dos meninos.
Segundo a cunhada de Ivani, Gonçalina Maria da Silva, a expectativa da mãe pela chegada dos filhos era grande. “Ela sempre colocava as crianças em primeiro lugar. Era aquela ansiedade, comprando tudo, uma alegria imensa. Ela falava pra mim que orava bastante e pedia a Deus por um bebê homem e ele lhe mandou dois. Eram os primeiros gêmeos da família. A família inteira estava feliz”, lamentou.

Apuração

O diretor clínico do Hospital Santa Helena, Diogo Leite Sampaio, afirmou que os procedimentos feitos com a paciente devem ser apurados. No entanto, ele disse que quando a gestante deu entrada no hospital ainda não era o momento certo para o parto e que os bebês estavam bem.

“Ainda estava muito imaturo para nós fazermos qualquer intervenção, não havia qualquer outra complicação e os bebês estavam bem. Então, a opção do plantonista foi orientar a mãe a ir para casa, relaxar e, se sentisse dores novamente, que retornasse ao hospital", disse Sampaio.
"No domingo ela começou a apresentar um quadro, que provavelmente era incipiente, mas que se agravou, de uma colangite, que é uma infecção da via biliar, da bile do fígado que vai para o intestino”, explicou.

Segundo o diretor, foram solicitados exames à paciente e a avaliação fetal dos bebês, realizados ao longo do dia, no domingo. De acordo com Sampaio, pela manhã, os bebês estavam bem, mas o quadro de Ivani começou a evoluir com resultados piores e, durante uma nova avaliação, foi constatado que os bebês não apresentavam mais batimentos cardíacos.
“Rapidamente, a equipe obstétrica levou a mãe para o centro cirúrgico e, infelizmente, os fetos estavam em óbito, decorrente, provavelmente, dessa infecção das vias biliares que já estava se generalizando”, disse o diretor clínico do hospital.
Grávida liberada por hospital perde gêmeos e fica em estado grave em MT Grávida liberada por hospital perde gêmeos e fica em estado grave em MT Reviewed by Max Aurelio on 19:01 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.